Cristina Indio do Brasil
Repórter da Agência Brasil
Rio de Janeiro - O Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec), queintegra atualmente 14 estados do país, tem como meta chegar ao fim do ano com aatuação conjunta de 20 unidades da Federação.A informação foi dada pela coordenadora geral do Sindec, Juliana Pereira, ementrevista ao Programa Notícias da Manhã, da Rádio Nacional.“Estamos com uma equipe no Maranhão e na semana que vem vamos a Maceió, emAlagoas”, adiantou.Segundo ela, o serviço prestado pelo sistema começa a contar também cominformações de órgãos municipais de defesa do consumidor das cidades deItumbiara e Goiânia, em Goiás, Angra dos Reis e Volta Redonda, no Rio, BeloHorizonte e Contagem, em Minas Gerais.“As vantagens são o menor tempo para a resolução de conflitos e apossibilidade de os consumidores pesquisar sobre empresas e fornecedores comconsultas nos Procons”, explicou a coordenadora. Para que a população se previna e conheça previamente à contratação, ocomportamento dos fornecedores do país, as informações do Sindec estãodisponíveis para consulta na página do Ministério da Justiça.Segundo a coordenadora, o sistema já realiza hoje várias formas de interfacecom o consumidor, garantindo a democratização das informações e capacitandotodos os Procons do país com o mesmo procedimento. “De forma a providenciar umadequado atendimento do consumidor de norte a sul do país”, acrescentou.A coordenadora comentou ainda que a consulta do consumidor, esteja ele emqualquer município do país, contribui de forma decisiva para a definição depolíticas públicas de defesa do consumidor brasileiro.“Dessa forma ele se faz ouvir na hora da definição das diretrizes dessaspolíticas. Assim, poderemos também agir de forma atuante e precisa, porqueteremos informações sistematizadas que nos permitem análises de cenários eprovidências de medidas cabíveis para cada questão específica, que às vezespode ser até de caráter regional”, analisou.Pereira destacou que também é objetivo da integração nacional permitir que apopulação exerça o direito de ter a informação de forma clara e precisa daconduta dos fornecedores do país.“O controle social é um dos objetivos do Sindec, permitir que a populaçãoantes mesmo de contratar um serviço ou de comprar um produto verifique qual é ocomportamento do fornecedor na cidade ou estado vizinho”, informou.