Marcia Wonghon
Repórter da Agência Brasil
Recife - A diretora do Departamento de Políticas do Ensino Médio doMinistério da Educação, Lúcia Lodi, defendeu hoje (22) a implementação de umprograma nas escolas públicas para desmistificar que o aprendizado damatemática é privilégio de poucos. “Essa área do conhecimento é fundamentalpara o desenvolvimento do raciocínio, do pensamento lógico, da capacidade deinterpretar problemas e precisa ser incentivada como estratégia para melhorar aqualidade da educação básica”, declarou. Lodi participou da solenidade de premiação de 46 estudantespernambucanos vencedores da 1ª Olimpíada Brasileira de Matemática das EscolasPúblicas, realizada em 2005. Eles receberam medalhas de ouro, prata e bronze,além de menção honrosa em cerimônia realizada no auditório do Centro deTecnologia e Geociências, na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), quecontou também com a presença do ministro da Ciência e Tecnologia, SérgioRezende. Outros 37 alunos foram agraciados com bolsas de IniciaçãoCientífica, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico(CNPq).O ministro Sérgio Rezende disse que a Olimpíada daMatemática contribui para aumentar os talentos na área científica, que o Brasiltanto precisa. “A matemática é ciência básica para engenharia, química, físicae até mesmo biologia. Além disso, ela está presente no nosso dia a dia”,enfatizou Cerca de 350 mil estudantes de 1.200 estabelecimentospúblicos de ensino participaram da olimpíada, em Pernambuco. Já no Brasil, oevento promovido pelos ministérios da Ciência e Tecnologia e da Educação, emparceria com a Sociedade Brasileira de Matemática e o Instituto Nacional deMatemática Pura Aplicada e apoio das secretarias estaduais de Educação, contoucom mais de 10 milhões de estudantes inscritos em 31.028 escolas de 93% dosmunicípios do país.A olimpíada, que está na segunda edição, conta este ano com14 milhões de inscritos.