Ricardo Carandina
Repórter da Agência Brasil
Brasília - As reclamações dos eleitores com deficiência auditiva surtiram efeito em Sergipe. Nos dois primeiros dias de horário gratuito, nenhuma propaganda política incluía legendas ou tradutor de libras.A pedido das associações de surdos, o procurador regional eleitoral Eduardo Pelella entrou com duas representações recomendando que fossem aplicadas a todas as coligações multas, com valores de R$ 10 mil a R$ 15 mil, dependendo do tempo que cada uma ocupa no horário eleitoral.As representações foram julgadas procedentes pela Justiça, mas os programas passaram a cumprir a determinação do TSE e nenhuma multa chegou a ser aplicada. Em outras regiões, ainda não aconteceu o mesmo.Descumprindo determinação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), alguns programas não colocam nem legendas, nem o quadro com o tradutor de libras, impossibilitando ao acesso dos eleitores surdos ao debate político.No Distrito Federal, por exemplo, o espaço do candidato a senador Francisco José Targino, do PSTU, não usa nenhum dos dois recursos. De acordo com um dos responsáveis pela produção do programa, Antônio Ricardo, o motivo é o custo."Nós reconhecemos o direito que essa parcela da população tem de acompanhar o debate político, mas nosso partido é pequeno e não tem recursos”, argumenta. Segundo Antônio Ricardo, um intérprete de libras para traduzir toda a campanha custaria cerca de R$ 1 mil.A edição do material, produzido quase artesanalmente pelos integrantes do partido, ficaria cinco vezes mais cara. Quase 20 dias depois do início do horário eleitoral, o PSTU ainda tenta encontrar uma solução técnica adequada às possibilidades financeiras do partido, que pode passar a incluir legendas na propaganda.Existem no Brasil cerca de 5,7 milhões de surdos e calcula-se que a proporção de eleitores entre eles é a mesma que existe entre a população não surda. Na opinião da presidente da Associação dos Pais e Amigos dos Deficientes Auditivos do Distrito Federal, Rosana Cipriano Jacinto, candidatos e partidos que usam bem as legendas ou o tradutor de libras vão alcançar mais facilmente os votos deste contingente do eleitorado. “Os partidos que tomam o cuidado devido em proporcionar comunicação acessível ao eleitor surdo vai ter grande chance de ter o voto desse eleitor, uma vez que ele tem acesso à compreensão, senão perfeita, mas adequada das suas propostas de campanha.”