Blogs abrem novos espaços para discussão política, aponta especialista

30/08/2006 - 11h43

Juliana Cézar Nunes
Repórter da Agência Brasil
Brasília - A discussão política na internet já não se restringe às páginas dos partidos e candidatos. Os debates sobre as propostas para o país agora também estão em espaços virtuais mais independentes, conhecidos como blogs.

No mundo, existem cerca de 50 milhões de blogs. Eles se popularizaram no Brasil como uma espécie de diário onde os internautas compartilhavam textos e experiências.

“Hoje, eles são também espaços para a manifestação da militância mais básica, onde qualquer pessoa tem a possibilidade de publicar intenções sobre os candidatos. É um novo espaço de troca de informações”, aponta, em entrevista à Rádio Nacional, José Murilo Junior, editor de uma página na internet chamada Ecologia Digital e consultor da organização internacional Global Voices.

Segundo ele, nos Estados Unidos, alguns candidatos já perderam a candidatura a partir da mobilização de blogueiros. Em Connecticut, o Partido Democrata teria sido obrigado a mudar o candidato ao governo do estado por conta de ações dos eleitores por meio de blogs.

“Aqui, no Brasil, nesta eleição, ainda vai ter uma predominância da televisão no aspecto da decisão em relação às candidaturas. Mas as pessoas já começam a perceber que realmente é um poder a ser exercitado, um poder de mídia a ser exercitado, de uma forma completamente nova.”