Nelson Motta
Repórter da Agência Brasil
Brasília - As duas primeiras aeronaves Mirage 2000-C, de um total de 12 aviões-caça que o Brasil comprou da França, devem chegar à Base Aérea de Anápolis (GO) no dia 4 de setembro. Os outros dez estão em operação na força aérea francesa e serão entregues após passar por uma revisão completa.A compra pelo governo brasileiro foi feita por meio de um acordo de cooperação e fornecimento de materiais e serviço com o governo francês, assinado em 15 de julho de 2005 e aprovado no mesmo ano pelo Congresso Nacional. De acordo com a Aeronáutica, o investimento foi de cerca de 80 milhões de euros e incluem a aquisição do suprimento necessário para a manutenção dos aviões e o treinamento de pilotos e mecânicos. Do total, 60 milhões de euros foram para a compra das aeronaves.
Os aviões vão substituir os caças F-103 Mirage III, desativados no ano passado, depois de estarem em operação no Brasil desde os anos 70, na base aérea em Goiás.
A vantagem de ter um Mirage 2000-C na frota brasileira, segundo a Aeronáutica, é que a maneira de operar essa aeronave é bastante similar à operação do Mirage III. O Mirage 2000-C tem radar de longo alcance, equipamento que aumenta a precisão de tiro e de lançamento de bombas, e pode ser reabastecido em vôo.
A aquisição dos caças, ainda de acordo com a Aeronáutica é uma solução intermediária. Segundo a Força Aérea Brasileira (FAB), a idéia é retomar, tão logo seja possível, o processo do Projeto F-X, a fim de possibilitar a incorporação e operação de uma nova aeronave de defesa aérea no ano de 2011.