Michel Medeiros
Da Voz do Brasil
Brasília - A AgênciaNacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) adverte os consumidores que énecessário criar o hábito de ler o rótulo dos produtos no ato da compra. Umlevantamento feito para a agência, pela Universidade de Brasília, indicou quecerca de 19% dos 1.800 rótulos de produtos analisados apresentavam algumaincoerência com a chamada Lei de Rótulos, que determina as regras que asindústrias devem seguir.Os principais problemasdetectados pela Anvisa estavam nas mensagens usadas para atrair o consumidor.Promessas como: “um crescimento saudável”, “produto sem conservantes”, “rico emvitaminas”, são facilmente encontradas, principalmente em produtos voltados aopúblico infantil.De acordo a gerente deProdutos Especiais da Anvisa, Antônia Aquino, a falta de informaçõesnutricionais mais detalhadas é outro problema. “O rótulo do produto deverefletir aquilo que o alimento tem. A empresa é responsável pelas informaçõessobre o produto e essas informações devem ser verdadeiras, devem ser corretas”,afirmou.De acordo com a diretora doProcon do Distrito Federal, Elisa Martins, o Código de Defesa do Consumidorconsidera propaganda enganosa essas informações. Ela orientou o consumidor a acionaro sempre que tenha alguma dúvida ou se sinta lesado.“Todos os Procons no Brasilinteiro têm um telefone de informação, de orientação aos consumidores, atravésdo número nacional que é o 151. Feita a consulta ao 151, ou mesmo uma denúncia,os Procons acionam a fiscalização e tomam as providências no âmbitoadministrativo”.As dúvidas e denúncias também podem serencaminhadas para o endereço eletrônico alimentos@anvisa.gov.br, da AgênciaNacional de Vigilância Sanitária.