Página da Agência Brasil não possui conteúdo publicitário ou promocional

09/07/2006 - 21h43

Agência Brasil

Brasília - No Canal do Leitor, inovação do novo site da Agência Brasil, há um item que define os princípios da comunicação pública. Entre esses princípios, está a afirmação de que a comunicação pública não tem finalidades comerciais. "A Agência Brasil tem o compromisso de não veicular nenhum tipo de publicidade de bens, serviços ou mercadorias". Por isso, na nova página da Agência Brasil, o leitor não encontrará nenhum conteúdo publicitário tradicional, que são usuais em sites de notícias na internet, como banners, links patrocinados e pop-ups promocionais. "Essa é uma página que assume o compromisso com o leitor de não trazer nada além de jornalismo. Esse critério se baseia no conceito de que informação é um direito, não uma mercadoria. Ela valoriza a informação como direito e ferramenta para o exercício da cidadania", afirma Rodrigo Savazoni, editor-chefe da Agência Brasil. Da mesma forma, o site não oferece nenhum conteúdo institucional, a não ser informações básicas sobre o papel da Agência Brasil e sobre a equipe de jornalistas que nela trabalham. Isso foi reforçado com a separação dos conteúdos em dois sites, um para a Radiobrás e outro para a Agência Brasil.A Radiobrás, empresa multimídia com 30 anos de tradição, explora serviços de radiodifusão e busca produzir um noticiário objetivo. Não é atribuição da empresa, como integrante da administração indireta do governo, fazer propaganda. Isso, segundo a legislação brasileira, está a cargo da administração direta, como os ministérios. O trabalho jornalístico da Radiobrás está baseado em critérios públicos que podem ser lidos por qualquer cidadão no documento Jornalismo na Radiobrás, disponível no site institucional.