Criador do Creative Commons destaca adoção da licença pela Agência Brasil

09/07/2006 - 21h05

da Agência Brasil
Brasília - Na abertura do maior encontro de liberdade do conhecimento, o iSummit, ocorrido há duas semanas no Rio de Janeiro, o criador da licença Creative Commons, o norte-americano Lawrence Lessig, destacou a decisão da Agência Brasil de oferecer seus conteúdos sob essa licença. Lessig, que leciona na Universidade de Stanford e é autor de inúmeros livros, dentre os quais, Cultura Livre, diz que o Brasil tem contribuído historicamente com os anúncios "mais importantes" da história do Creative Commons e coloca a decisão da Radiobrás nessa lista."O que a Radiobrás está fazendo agora é extremamente importante para o movimento internacional do Creative Commons, porque é uma instituição de credibilidade que está reconhecendo que o verdadeiro valor de sua contribuição para a cultura é dar ao povo acesso a conteúdos em que ele pode aprender e utilizar no próprio trabalho criativo”, disse, em entrevista à Agência Brasil. “Acho que o Brasil está, mais uma vez, ensinando o resto do mundo algo importante sobre o que a criatividade pode significar nesse meio”.A licença passa a vigorar com o lançamento da nova página da Agência Brasil, no dia 7 de julho. O veículo adotou a licença 2.5, que permite a reprodução, o uso para obras derivadas e o uso em peças comerciais de tudo o que é publicado sob o endereço www.agenciabrasil.gov.br, mediante a publicação do crédito."Publicar todo o conteúdo com licença de utilização do Creative Commons faz com que o material da Radiobrás seja veiculado mais amplamente do que de outra maneira. A Radiobrás e toda a comunidade ganham, porque o material é valioso e conecta outros materiais valiosos na comunidade, o que não é comum no resto do mundo. É um benefício mútuo e extremamente importante para o nosso movimento que esta instituição esteja dando esse passo", afirmou o professor norte-americano.O Creative Commons surgiu em 2001 para tornar mais flexível a legislação de direitos autorais e criar um meio termo entre os direitos reservados e o plágio de conteúdos, um dos principais problemas da rede mundial de computadores. O objetivo do Creative Commons é trazer ao sistema de copyright "moderação, equilíbrio e compromisso, levando em conta igualmente a inovação e a proteção do autor", conforme explica a entidade no seu site.No caso da Agência Brasil, que sempre trabalhou com a oferta gratuita de conteúdos informativos (principalmente textos e fotos), a adoção da licença não trará mudanças na relação aos usuários. Será apenas a formalização de uma opção que está na base de seu modelo de negócio.