Transição para TV digital no país deverá demorar dez anos, prevê empresário

21/06/2006 - 19h05

Brasília, 21/6/2006 (Agência Brasil - ABr) - "O sistema de TV digital deverá começar a funcionar seis meses depois da edição do decreto presidencial que vai regulá-lo, em uma ou duas capitais do país. E a transição do sistema analógico para o digital, em todo o país, deverá demorar dez anos", informou hoje (21) o presidente da Associação Brasileira de Radiodifusores (Abra), João Carlos Saad, após reunião com os ministros Hélio Costa, das Comunicações, e Dilma Rousseff, da Casa Civil.

Segundo Saad, que é diretor-presidente da Rede Bandeirantes, outros encontros com as empresas do setor ainda deverão ocorrer, para discutir as questões técnicas e comerciais. "A opção pela TV digital já é uma decisão de governo e o que falta é alinhavar um entrosamento entre as emissoras de rádio, televisão e a indústria", acrescentou.

O presidente da Abra lembrou que os Estados Unidos fixaram prazo de dez anos e não conseguiram cumprir, pois há usuários que preferem os aparelhos antigos: "O governo americano resolveu doar para esse segmento os aparatos de conversão, o que não será feito indefinidamente. Vai chegar um tempo em que esse público não vai mais receber o sinal".

Saad disse ainda que no período de transição as transmissões no Brasil deverão ocorrer nos dois sistemas, analógico e digital. E destacou que a produção de moduladores, conversores, transmissores e semicondutores para a tecnologia digital elevará a oferta de empregos na indústria.