Policiais da Força Nacional vão reforçar segurança de presídios de Mato Grosso do Sul

24/05/2006 - 13h49

Carolina Pimentel
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O governo federal enviará 200 homens da Força Nacional para reforçar a segurança dos presídios do Mato Grosso do Sul destruídos por causa de rebeliões. A informação foi dada pelo porta-voz da Presidência da República, André Singer.

De acordo com Singer, os policiais da força chegarão ao estado a partir de segunda-feira (29). O governador do Mato Grosso do Sul, José Orcírio Miranda dos Santos (Zeca do PT), solicitou a ajuda ao governo federal no último dia 22.

Singer informou que o ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, comunicou a decisão ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva ontem (23), durante reunião com a equipe de coordenação política, no Palácio do Planalto. Bastos e o governador José Orcírio deverão se encontrar, nesta tarde, para discutir detalhes da atuação do grupo no estado.

Segundo Singer, o primeiro presídio federal do país deverá ser inaugurado no dia 23 de junho, em Catanduvas, no Paraná. A penitenciária terá 200 celas individuais. Outro presídio federal, em Campo Grande (MS), deve começar a funcionar em agosto.