Desvalorização do dólar frente ao real é a raiz da crise do setor agrícola, diz governador

16/05/2006 - 15h39

Stênio Ribeiro
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O governador de Mato Grosso, Blairo Maggi, disse que a desvalorização de 45% do valor do dólar em relação ao real, ocorrida nos dois últimos anos, "está na raiz da pior crise recente da agricultura brasileira". Segundo ele, a situação se agrava com a elevada taxa de juros do mercado e o aumento dos custos de produção.

O governador participou hoje (16) de um seminário no Senado Federal, que reuniu governadores de dez estados brasileiros com forte participação da produção agrícola na economia. Participaram do encontro dirigentes de entidades representativas do setor, parlamentares e produtores rurais.

O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Roberto Rodrigues, afirmou, no encontro, que o governo "tem clareza" das necessidades da agricultura e deve anunciar novas medidas de apoio à produção da safra 2006-2007.

Na avaliação do governador do Rio Grande do Sul Germano Rigotto, as medidas anunciadas pelo governo para este ano, como o alongamento da dívida dos produtores rurais, são necessárias por causa da urgência do setor, mas não passam de soluções paliativas.

O consultor da empresa SR Rating Paulo Rabelo de Castro afirmou que o agronegócio está sofrendo um processo de "desmanche, que pode ser prenúncio de uma crise além do próprio setor agrícola, com grandes proporções econômicas".

De acordo com ele, o governo dispõe de "ferramentas legais" para agir a "qualquer momento" em favor da produção agrícola. Ele citou como exemplo o artigo 10 da lei 4.595/64, que determina aos bancos recolher 100% dos depósitos à vista para financiamento da agricultura, com juros favorecidos.