Policiais de Pernambuco destroem plantação de maconha em terras federais

10/05/2006 - 9h38

Márcia Wonghon
Repórter da Agência Brasil

Recife - Uma plantação de 100 mil pés de maconha, cultivada em terras do governo federal, foi destruída ontem (9) por 45 policias civis de Pernambuco, no município de Floresta, sertão do estado. Os traficantes fugiram antes da chegada dos agentes. Os policiais encontraram uma casa abandonada, com estoque de alimentos.

O secretário estadual de Defesa Social, Rodney Miranda, acompanhou a destruição da roça. Segundo ele, foi a maior já encontrada no estado nos últimos seis anos. Miranda calcula que o equivalente a seis toneladas da droga deixarão de circular no mercado consumidor. "O que nos surpreendeu foi a quantidade da erva e o que representaria se o entorpecente fosse colhido e colocado no mercado", conta o secretário.

O coordenador do Departamento Nacional de Obras contra as Secas (Dnocs), Waldemar Borges, diz que, até no final do ano passado, a instituição administrava da área, localizada nas proximidades de uma barragem. Atualmente, o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) era o responsável pela região, destinada ao assentantamento de trabalhadores rurais.