Parlamentares divergem sobre depoimento de Silvio Pereira e futuro das investigações da CPI

10/05/2006 - 19h29

Ana Paula Marra
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O depoimento do ex-secretário geral do PT Silvio Pereira na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Bingos não convenceu a oposição. O líder do PSDB no Senado, Arthur Virgílio (AM), que considerou uma "enrolação" o depoimento de Pereira, anunciou que senadores do PFL, PSDB, PPS, PDT e PV – todos partidos de oposição - não descartam a possibilidade de organizarem uma lista para formar uma nova CPI no Senado Federal com o objetivo de apurar as denúncias envolvendo a corrupção no atual governo.

"Se Sílvio Pereira não nos convenceu e não confirmou hoje as declarações dadas por ele mesmo ao jornal O Globo, temos todo o direito de continuar a investigação. O depoimento dele não satisfez a oposição", disse Virgílio. Silvio Pereira depôs na CPI por quase sete horas.

Em entrevista no último domingo, o ex-dirigente do PT disse à jornalista Soraya Aggege, de "O Globo", que o publicitário Marcos Valério de Souza tinha um plano de arrecadar R$ 1 bilhão em negócios junto ao governo federal. No entanto, em depoimento na CPI, o ex-secretário do PT disse não ter condições de dizer se o teor da entrevista concedida à jornalista era verdadeiro ou não, apesar de deixar claro que a repórter, em nenhum momento, teria distorcido as informações. "Tenho certeza que a jornalista não inventou nada. Pode ter coisas verdadeiras? Pode. Pode ter coisas da minha ficção? Pode."

Quanto à tentativa da oposição de criar uma nova CPI no Congresso Nacional, integrantes da base governista reagiram. Segundo a líder do PT no Senado, Ideli Salvatti (SC), investigar denúncias relativas ao mensalão não deve ser mais prerrogativa do Congresso Nacional. "Se a intenção é investigar, nós já superamos o período do Congresso. Já investigamos o assunto Marcos Valério em três CPIs. Na minha avaliação, a investigação já está numa fase superior, por isso, deve continuar nos locais adequados - no Supremo Tribunal Federal e no Ministério Público", disse.

Com relação ao depoimento de Silvio Pereira, Ideli afirmou, em entrevista à imprensa, que mais uma vez a oposição tentou "tirar ilações ou provas do que Silvio Pereira não disse". Na avaliação dela, o objetivo da oposição, ao trazer Sílvio Pereira para depor, foi mais uma vez "fazer espetáculo e criar uma situação constrangedora".

Ao ser indagada se a crise política já havia sido superada, Ideli respondeu: "Eu acho que a oposição, de uma vez por todas, tem que se convencer e se preparar com propostas para o Brasil. Essa história de ficar requentando o assunto para tentar retomar uma situação de crise não vai resolver o problema do candidato deles".

Na semana que vem, a CPI dos Bingos vai retomar o caso Silvio Pereira. Segundo informou o presidente da comissão, senador Efraim Moraes, na próxima reunião administrativa, parlamentares vão avaliar a possibilidade de convidarem a jornalista de O Globo para depor. Ele também não está descartada a possibilidade de convocar para depor na comissão o empresário Marcos Valério de Souza.