São Paulo, 10/5/2006 (Agência Brasil - ABr) - Apesar de a lei brasileira estabelecer que 2% do óleo diesel sejam compostos por biodiesel no ano de 2008, há expectativa de que a quantidade seja muito maior até lá, revelou hoje (10) o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Roberto Rodrigues.
Segundo o ministro, a lei não obriga a seguir à risca tal valor, e existe uma discussão entre a área pública e a privada para flexibilização desse modelo de modo que o valor seja maior do que o determinado. "Já há empresas trabalhando com 100% de biodiesel nos motores de seus veículos", disse ele, ao participar do 1º Encontro Interamericano de Biocombustíveis. O encontro vai até sábado (14), em São Paulo.
Rodrigues lembrou que a crise agrícola fez com que o governo começasse a estudar meios de "abrir uma atenção fiscal" para os produtores rurais de soja do Centro-Oeste, com o objetivo de estimular a produção de biodiesel de soja desde já. "Já estão inclusive misturando óleo vegetal bruto no diesel para trabalharem com suas máquinas. Sem dúvida, o horizonte que tínhamos de que, em 2008, trabalharíamos com 2% de biodiesel já está claramente alcançado com chance de ser muito maior do que isso".
O ministro explicou que a idéia é aproveitar o momento de crise agrícola para tirar um pouco de soja do mercado para fazer biodiesel para consumo local. "As análises de quanto custa isso estão sendo feitas hoje por técnicos dos ministérios da Agricultura e da Fazenda". Ele reforçou que essa pode ser considerada uma medida de emergência para reduzir a pressão negativa sobre o preço da soja, que já permitirá a estruturação do programa de biodiesel a partir desses grãos.