Campanha busca conscientizar população sobre presença do racismo no cotidiano

10/05/2006 - 16h43

Valéria Amaral
Da Agência Brasil

Brasília – "Onde você guarda o seu preconceito?" A questão é o mote da campanha que será lançada amanhã (11), no Rio de Janeiro, pela organização não-governamental (ONG) Diálogos contra o Racismo.

Para a socióloga e integrante da ONG Rosane Heringer, que deu entrevista à Rádio Nacional de Brasília, a idéia da campanha é fazer com que as pessoas reconheçam o "sentimento de discriminação e dêem algum passo para a mudança". Segundo a pesquisa "Racismo no Brasil – Percepções da Discriminação e do Preconceito Racial no Século XXI", da Fundação Perseu Abramo, há, entretanto, a clara percepção do racismo pelo brasileiro. Cerca de 90% dos 5.003 entrevistados afirmaram que há discriminação racial no país. A pesquisa foi divulgada no ano passado.

De acordo com Heringer, a campanha vai tentar mostrar como o racismo e a discriminação são manifestados no dia-a-dia de diferentes maneiras. "A campanha vai exemplificar situações de discriminação vividas no cotidiano por milhões de pessoas. Os anúncios que vão ser passados na TV e nas rádios mostram situações no mercado de trabalho, convivência com amigos, nas piadas, nas brincadeiras que muitas vezes tem um conteúdo preconceituoso", explicou.

A campanha Diálogos contra Racismo se iniciou em 2001. De acordo com a socióloga, os trabalhos começaram a partir da constatação de que o problema da discriminação, invisível para muitos, deveria ser tratado pela sociedade brasileira. A iniciativa reúne mais de 40 instituições.