Palácio da Alvorada recebe hoje primeiros visitantes após reforma

09/05/2006 - 12h59

Carolina Pimentel
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O Palácio da Alvorada será reaberto hoje (9) para visitação pública. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a primeira-dama, Marisa Letícia, receberão, às 15 horas, os primeiros visitantes: alunos da escola pública 45 da Ceilândia, região administrativa do Distrito Federal.

De acordo com a Secretaria de Imprensa do Palácio do Planalto, estudantes de escolas públicas e privadas poderão visitar o palácio às terças-feiras. Nas quartas-feiras, o local será aberto para grupos de 25 pessoas. As visitas acontecerão das 15h às 17h30, com duração de 30 a 40 minutos.

Os visitantes serão acompanhados por funcionários da presidência que contarão a história do palácio, que reúne obras de Alfredo Ceschiatti, Athos Bulcão e Di Cavalcanti. Não haverá visitas em dias de chuva, conforme a secretaria.

Considerado patrimônio histórico da humanidade pela Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco), o Palácio da Alvorada passou por reforma durante pouco mais de um ano, com a recuperação de instalações elétricas, hidráulicas e prediais.

As obras custaram R$ 18,4 milhões, valor doado por 20 empresas. A restauração, concluída em abril, foi coordenada pela Associação Brasileira de Infra-Estrutura e Indústrias de Base (Abdib), com orientação do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).