Curitiba, 20/4/2006 (Agência Brasil - ABr) - O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, disse hoje (20) que o chamado Grande Gasoduto do Sul será tema do seu encontro com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A Venezuela, lembrou, tem a maior reserva de petróleo do mundo e a maior reserva de gás da América do Sul. "Decidi colocar esse grande potencial energético à disposição dos povos que precisam de energia", afirmou.
Com a obra, o gás poderá ser levado ao Brasil e à Argentina. Chávez afirmou que depois de abastecer o mercado interno, a prioridade é para o mercado das nações sul-americanas e do Caribe e, em terceiro lugar, para outras partes do mundo. Ele alertou para a crise de energia que o mundo começa a enfrentar e acrescentou que é "uma necessidade imperiosa" assegurar essa fonte de energia para o século 21. A Venezuela, segundo o presidente, possui reservas de petróleo e gás para mais de 150 anos.
A decisão de construir um gasoduto interligando o Brasil, a Venezuela e a Argentina foi tomada pelos presidentes dos três paises na última reunião de Cúpula do Mercado Comum do Sul (Mercosul), quando eles firmaram a Declaração sobre a Integração Gasífera Sul-Americana, considerada um passo decisivo no processo de integração regional.