Ana Larissa Albuquerque
Da Agência Brasil
Brasília - O astronauta Marcos Pontes, primeiro brasileiro a viajar pelo espaço, foi homenageado hoje (20) pela Agência Espacial Brasileira (AEB). Pontes recebeu do presidente da AEB, Sérgio Gaudenzi, entregou uma placa cumprimentando-o pela participação na Missão Centenário.
Segundo Gaudenzi, a perseverança e a coragem do astronauta Marcos Pontes ficarão na história do Programa Espacial Brasileiro. "A insistência e a força de vontade de Pontes foram decisivas para que a viagem ao espaço se tornasse realidade", afirmou.
Na solenidade, Pontes entregou à AEB alguns dos itens institucionais que levou à Estação Espacial Internacional, como três medalhas de prata cunhadas pela Casa da Moeda do Brasil e seis selos criados pela Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT). Pontes disse que todos os itens foram levados com muito carinho e cuidado.
Para Pontes, a missão foi apenas a primeira etapa do programa brasileiro. "A primeira parte, que é o vôo, foi cumprida, graças ao esforço de muita gente. O trabalho de toda uma equipe fez com que a missão fosse melhor do que se esperava", afirmou o astronauta.
"Temos um trabalho muito grande no programa espacial a partir daqui. Este é um momento de comemoração, mas não é hora de relaxar, e sim tempo de continuar caminhando para ter um programa espacial de ponta", acrescentou.
Marcos Pontes fez também referência à atuação da Agência Espacial Brasileira e das equipes responsáveis pelos oito experimentos levados ao espaço. "Digo obrigado aos cientistas que desenvolveram os experimentos e trabalharam com dedicação durante toda a missão".