Justiça de São Paulo decreta falência da ex-estatal Brasil Ferrovias

14/03/2006 - 19h33

Bruno Bocchini
Repórter da Agência Brasil

São Paulo – A falência da empresa Brasil Ferrovias Sociedade Anônima foi publicada hoje (14) no Diário Oficial paulista. A decisão foi tomada pela 2ª Vara de Falências e Recuperação Judicial de São Paulo. A empresa poderá recorrer. O advogado Tadeu Luiz Laskowski, nomeado como administrador judicial do processo, ficará responsável pela avaliação da existência de condições para a continuidade das atividades da empresa.

Em nota divulgada ontem (13), a empresa afirmou que continua operando normalmente, encontra-se em boa situação financeira e está totalmente solvente. "O pedido de falência é uma manobra para forçar a Brasil Ferrovias a negociar com os supostos credores", diz a nota.

Segundo o texto, o crédito contestado na Justiça, que deu origem ao pedido de falência, é "absolutamente" indevido. "A Brasil Ferrovias teria condições de efetuar o pagamento integral do crédito, caso este fosse devido. O valor pleiteado – R$ 5,4 milhões – é relativamente pequeno tendo em vista o porte financeiro da empresa. O faturamento estimado da empresa para o ano de 2006 é de aproximadamente R$ 1 bilhão", diz o texto da nota. A empresa ainda afirma que a situação não vai comprometer o escoamento ferroviário da produção agrícola do país.

A Brasil Ferrovias é uma das maiores empresas de transporte ferroviário do país. Atua nos estados de São Paulo, Mato Grosso e Mato grosso do Sul. Atende também os estados de Minas Gerais e Paraná, que acessam suas linhas pela hidrovia Tietê Paraná. A Brasil Ferrovias administra também a Portofer, empresa responsável pelos 90 km de linhas férreas no Porto de Santos.

A Brasil Ferrovias possui uma frota com aproximadamente cinco mil vagões e 190 locomotivas. Ela é responsável por grande parte do transporte de derivados de soja do país, e carrega também fertilizantes, derivados de petróleo, açúcar, milho e produtos cítricos.