Michèlle Canes
Da Agência Brasil
Brasília - Neste ano serão entregues 252 projetos ligados ao Programa de Expansão da Educação Profissional (Proep), executado pelo Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação (FNDE/MEC). O anúncio foi feito pelo ministro Fernando Haddad durante a cerimônia de abertura de um encontro de entidades executoras do programa. O encontro vai até quinta-feira (16).
"No total, são 274 projetos, dos quais 22 estão finalizados e 252 a serem finalizados em 2006. E 116 deles são novas escolas", destacou Haddad, após afirmar que a educação profissional é tão importante quando a fundamental, a superior e a continuada. E que foram estabelecidas ações para melhorar a estrutura do sistema de ensino: "A primeira delas é a recuperação e expansão da rede federal de educação profissional, que já está em curso. O segundo eixo foi a recuperação do Proep, que é um programa de escolas basicamente estaduais ou comunitárias. São escolas privadas mas 50% das matriculas têm que ser gratuitas, sem cobrança de mensalidade".
O ministro anunciou uma novidade para os alunos que querem fazer os cursos profissionalizantes – a integração com o ensino médio, antes proibida. Na quinta-feira, o MEC assinará convênio com o Sistema S (Sesc, Sesi, Senac e Senai). Segundo Haddad, "nem todo mundo chega à universidade e quem não chega, precisa ter uma profissão. E o ensino médio não estava orientado para oferecer à juventude essa oportunidade. Com o novo convênio, o aluno poderá fazer o segundo grau e ter aulas nas escolas técnicas, ou fazer os dois cursos em uma mesma escola.
O presidente do FNDE, José Henrique Paim Fernandes, disse que está prevista a liberação de cerca de R$ 236 milhões neste ano, para a finalização dos trabalhos. "Os recursos são para reformas em alguns casos, para ampliação das escolas, considerando que teremos um aumento no numero de vagas, e para a construção de escolas novas", disse. Ele acrescentou que o programa se desenvolve em três segmentos: "O comunitário envolve instituições da sociedade que tenham alguma dedicação para a educação profissional; o estadual, a integração do ensino médio ao profissionalizante; e o federal, a compra de equipamentos para as escolas técnicas".