Caminhoneiros elogiam reforma na BR-153, mas dizem que ainda é pouco

14/03/2006 - 6h28

Bruno Bocchini
Enviado especial*

São José do Rio Preto (SP) – Caminhoneiros que utilizam a rodovia Transbrasiliana (BR-153) elogiaram a reforma que está sendo realizada em 32 quilômetros da estrada, entre as cidades de José Bonifácio e Bady Bassit, nas proximidades de São José do Rio Preto, no interior paulista. No entanto, os motoristas são unânimes em afirmar que o trecho recuperado ainda é pequeno diante da extensão da rodovia, que tem 347 quilômetros no estado de São Paulo.

"Nesses 30 quilômetros que foram recuperados a segurança é boa, é bem sinalizado, assim que é bom de andar. Só que tinha de ser feito pelo Brasil todo assim. Esse trecho aqui poderia ser um modelo para o resto do Brasil", afirmou Ruy Schneyder, caminhoneiro gaúcho que utiliza a Transbrasiliana há 15 anos.

Segundo ele, a BR-153 nas proximidades de São José do Rio Preto tinha condições boas de rodagem até 1997, ano em que a situação da estrada começou a piorar. Para Schneyder, a obra atual de recuperação da estrada no interior paulista é um indício de reversão desse processo de deterioração das estradas iniciado nos últimos anos da década de 90. "Porém, ainda são muito pouco relevantes essas obras de recuperação", avaliou.

A opinião de Schneyder é compartilhada por outros caminhoneiros que freqüentam a estrada. "Este trecho, embora seja pequeno, está ótimo, com terceira faixa, pavimentação nova. Só que é um trecho pequeno, isso aqui para uma viagem de 3,5 mil quilômetros não significa nada: é fazer 50 quilômetros de estrada boa e pegar 3.450 de ruim", disse Vilson Schvanz, motorista catarinense que roda há 25 anos no trecho.

O coordenador-geral do Departamento Nacional de Infra-estrutrura de Transportes (Dnit) de São Paulo, Arnaldo Teixeira Marabolim, considerou que as reivindicações dos motoristas são justas e que a Transbrasiliana precisa de muito investimento. Ele afirmou que a rodovia, devido a seu volume de tráfego, não comporta hoje um investimento de duplicação. Marabolim ressaltou, no entanto, que novas obras poderão ser feitas caso a rodovia passe para as mãos da iniciativa privada.

A rodovia Transbrasiliana, no trecho em que corta o estado de São Paulo, faz parte do Plano de Concessões das Rodovias Federais, desenvolvido pelo Ministério dos Transportes, e está em fase de edital. Duas audiências públicas já foram realizadas, em São Paulo e Brasília. Além do trecho próximo da cidade de São José do Rio Preto, a BR 153 no estado de São Paulo está passando por obras entre Getulina e Marília, entre José Bonifácio e Ubarama e entre Ubarama e Getulina.

*A equipe da Radiobrás viajou a convite do Ministério do Planejamento.