Portal do governo na internet presta mais serviços ao cidadão

03/03/2006 - 6h15

Carolina Pimentel
Repórter da Agência Brasil

Brasília – Atrair o cidadão em geral, não somente aquele que já conhece a estrutura administrativa do país. Esse é o objetivo do novo portal do Governo Federal (www.brasil.gov.br), que foi lançado no final do ano passado pela Subsecretaria de Comunicação Institucional (Secom) da Secretaria-Geral da Presidência da República.

Desenvolvido totalmente em software livre, o canal de comunicação do governo foi remodelado e agora se destaca pela prestação de serviços, o que pode facilitar a relação do cidadão com a estrutura governamental.

"A intenção é atrair um público mais amplo possível e que não seja, necessariamente, um burocrata", afirma o assessor da coordenação de imprensa e internet da Secom, Ireno Mendes, um dos responsáveis pelo trabalho.

"Normalmente, os sites do governo eram focados para pessoas que conhecessem bem a estrutura da União", reconhece o assessor. Conforme Mendes, com o novo portal, o Brasil passa a seguir uma tendência nas páginas de governo na rede mundial de computadores. Gingapura e a Grã –Bretanha já oferecem portais semelhantes.

Uma das novidades do portal remodelado é a seção "Para Cidadão". Nela, o usuário encontra dicas de saúde, informações sobre programas educacionais do governo, inscrições para concursos e fica sabendo como obter a carteira de identidade e outros documentos.

O canal "Empresa", por exemplo, reúne dados sobre os procedimentos para a abertura ou fechamento de uma empresa. A seção "Sua Vida" contém informações como cuidados com um recém-nascido ou o que é preciso fazer para ter acesso à aposentadoria.

Mendes também destaca como inovação do portal os fóruns e as enquetes, mecanismos que permitem ao cidadão opinar sobre as ações do governo federal. Na enquete, o usuário encontra uma pergunta e deve optar por uma das respostas apresentadas. No fórum, ele deixa um comentário sobre o assunto abordado.

Atualmente os espaços tratam, respectivamente, do programa de biodiesel e da missão espacial. "O cidadão interage no fórum e a Secom tem condições de saber a opinião dele", explica o assessor.

Vale destacar ainda as seções "Participação Social", que trata dos projetos do governo que estão sob consulta pública, e "Transparência", que fornece dados sobre aplicação e fiscalização dos recursos públicos. O usuário pode acessar ainda cerca de 2.100 páginas de governos estaduais, prefeituras e do Poder Judiciário.

O novo portal é resultado de uma parceria da Secom com o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) e a Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento. De acordo com Mendes, uma consultoria privada foi contratada, inicialmente por três meses, para apurar as necessidades e potencialidades da página.