Cristiane Ribeiro
Repórter da Agência Brasil
Rio - A exportação de minério de ferro pode ganhar um novo corredor de escoamento no Rio de Janeiro. O projeto para porto marítimo de São João da Barra, no norte fluminense, terá capacidade para exportar 15 milhões de toneladas de minério de ferro por ano e ainda terá um "minerioduto" de 462 quilômetros, ligando o norte fluminense a Minas Gerais, onde se encontram as minas de minério de ferro.
O projeto do Complexo Logístico Integrado do Norte Fluminense foi proposto nesta sexta-feira pela governadora do Estado, Rosinha Matheus, e pelo secretário estadual de Energia, Indústria Naval e Petróleo, Wagner Victer, em cerimônia na Câmara de Vereadores de São João da Barra. No entanto, para sair do papel, o empreendimento precisa do aval da União.
Até agora, o estado não encaminhou pedido de autorização para a construção do terminal. A Companhia Docas do Rio de Janeiro informou que o órgão não recebeu qualquer pedido de concessão. A Docas do Rio de Janeiro é responsável pelo encaminhamento do processo no Ministério dos Transportes, já que o porto será construído em mar aberto e toda a costa é controlada pela União.
De acordo com o secretário Wagner Victer, "o projeto já tem licenças ambientais e técnicas de órgãos municipais e estaduais e agora, a partir do lançamento do empreendimento, a consulta será feita à esfera federal". Segundo ele, o projeto foi feito pelo estado, mas será executado pelo grupo privado EBX. "Não houve necessidade de licitação, porque o Estado captou um investidor privado para executar o projeto", acrescentou.
A obra, que deve começar neste ano, está orçada em US$ 1,3 bilhão, cerca de R$ 3 bilhões, e deve gerar mais de três mil empregos diretos e indiretos até 2008, prazo em que deverá estar concluída.