Petrobras anuncia início da produção em águas profundas no Espírito Santo

16/02/2006 - 18h30

Rio, 17/2/2006 (Agência Brasil - ABr) - A Petrobras anunciou hoje (16) o início da produção em águas profundas da Bacia do Espírito Santo, a partir da plataforma flutuante Seillean, que entrou em operação no Campo de Golfinho.

A extração diária inicial é de 21 mil barris de petróleo, em fase de teste, e serve para avaliar o comportamento do reservatório. O poço produz óleo leve de boa qualidade (28,5 graus API – medida que regula a qualidade do óleo extraído) e é a primeira produção em águas profundas fora da Bacia de Campos.

A plataforma Seillean atuará na fase piloto de produção de Golfinho, onde serão instaladas as plataformas adaptadas de navios-tanque (FPSOs) Capixabas, ainda neste semestre, e Cidade de Vitória, no primeiro semestre de 2007. Essas unidades têm capacidade para processar 100 mil barris de óleo por dia.

As plataformas do tipo FPSO são adaptadas de navios-tanque, convertidos em unidades flutuantes de produção, processamento, armazenamento e escoamento de petróleo e gás natural.