Norma Nery
Repórter da Agência Brasil
Rio - Artistas e sambistas vão motivar a população do Rio de Janeiro a doar sangue para garantir estoques no período do carnaval. Eles participarão da terceira edição da campanha Vista a fantasia da solidariedade, que será lançada na terça-feira pelo Instituto Estadual de Hematologia Arthur de Siqueira Cavalcanti, o Hemorio.
A instituição abastece duzentas unidades de saúde no Estado, entre elas as emergências de grandes hospitais, como o Getúlio Vargas e o Souza Aguiar, além de maternidades e UTIs neonatais. Também realiza campanhas periódicas de incentivo à doação de sangue.
A expectativa do Hemorio é que o apelo de pessoas famosas consiga manter a média de quatrocentas doações de sangue recebidas por dia para atender a rede de saúde. A constatação, segundo a direção do instituto, é de que as doações diminuem tradicionalmente em janeiro e fevereiro, chegando a cair em 70 % na semana do carnaval, o que pode zerar os estoques de sangue.
Pela segunda vez, a empresária e modelo Luiza Brunet será a madrinha do projeto, doando sangue na abertura do evento que contará com a participação de integrantes de escolas de samba e do Rei Momo e da Rainha do Carnaval. Este ano, o carnaval será nos dias 26, 27 e 28 próximos.