CPI pede a Ministério Público que indicie 34 pessoas envolvidas no contrato da Caixa com a Gtech

31/01/2006 - 21h15

Adriana Franzin
Da Agência Brasil

Brasília – A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Bingos pediu ao Ministério Público o indiciamento de 34 pessoas envolvidas na renovação do contrato da Caixa Econômica Federal com a multinacional do ramo lotérico Gtech. O relatório parcial da investigação, aprovado hoje (31), denuncia crimes como improbidade administrativa, corrupção, tráfico de influência, formação de quadrilha, lavagem de dinheiro e crime contra o procedimento licitatório.

Além dos ex-presidentes da Caixa Sérgio Cutolo e Emílio Carazzai, e do atual presidente da Caixa, Jorge Mattoso, constam no relatório os nomes do ex-diretor de marketing da Gtech Marcelo José Rovai; do ex-assessor da Casa Civil, Waldomiro Diniz; do empresário de jogos, Carlos Augusto de Almeida Ramos (Carlinhos Cachoeira); do advogado Rogério Tadeu Buratti, do advogado Enrico Gianelli e de Wladimir Poleto, ex-funcionário da prefeitura de Ribeirão Preto, na gestão de Antonio Palocci.

O relatório propõe ainda que o Congresso Nacional, por decreto legislativo, torne nulo o contrato entre a Caixa e a Gtech do Brasil Ltda, a partir de 14 de maio de 2006, vedando sua prorrogação. A renovação do contrato de R$ 650 milhões ocorreu em 2003.