Na comemoração dos 20 anos do Dia da Amizade, Brasil e Argentina firmam 22 acordos

30/11/2005 - 21h12

Carolina Pimentel
Enviada Especial

Puerto Iguazú (Argentina) - Os governos do Brasil e da Argentina firmaram hoje (30) 22 acordos de cooperação, durante a comemoração dos 20 anos do Dia da Amizade entre os dois países.
Um dos acordos mais importantes visa facilitar a autorização para os brasileiros e argentinos que desejam morar no país vizinho.

Segundo o acordo, o interessado terá de apresentar comprovantes de identidade, de nacionalidade e de não ter antecedentes criminais, e pagar uma taxa na hora de obter o visto de residência temporária.

"Estamos garantindo a igualdade de direitos civis, inclusive com respeito ao trabalho. Nossas fronteiras são a vanguarda desse processo de construção de uma verdadeira cidadania regional. Vamos criar localidades fronteiriças vinculadas, ou seja, espaços onde argentinos e brasileiros tenham todos os direitos de seus vizinhos, inclusive o acesso à educação, ao trabalho e à saúde. Os projetos conjuntos que estamos avançando em matéria de educação, cultura e esportes são o microcosmo do que temos de melhor e do que poderemos realizar juntos", afirmou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva após o encontro com o colega argentino, Nestor Kirchner.

Outros acordos prevêem lançamento de um satélite para monitorar os recursos hídricos e agrícolas dos dois países e regulamentação sobre o uso de reatores nucleares.

O Dia da Amizade Brasil-Argentina foi criado em 1985 pelos ex-presidentes José Sarney (do Brasil) e Raul Alfonsín (da Argentina), que participaram da comemoração em Puerto Iguazú junto com Lula e Kirchner.