Em Curitiba, Lula diz que críticas são benéficas ao crescimento do país

30/11/2005 - 22h24

Brasília, 30/11/2005 (Agência Brasil - ABr) - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse hoje (30), ao participar, em Curitiba (PR), da cerimônia de encerramento do Fórum Futuro 10 Paraná, que já esta "habituado" a receber críticas e cobranças. E que dá a mesma importância às críticas e aos elogios, por elas serem benéficas para o crescimento do pais. "Isto faz parte do jogo democrático", disse.

Em comentário os juros, o presidente disse estar convencido de que o Brasil deveria ter taxas mais realistas e lembrou que nos últimos três anos a média tem sido inferior à dos juros em anos anteriores. "Criticar a política econômica é saudável, alentador e reflexivo, para que todos nós possamos pensar no que fazer", afirmou. Entretanto, acrescentou, a economia brasileira vem mostrando resultados positivos. E citou como exemplo a geração de empregos e o bom desempenho das exportações brasileiras.

Sobre a queda de 1,2% no crescimento do Produto Interno Bruto no terceiro trimestre, anunciada hoje pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), na comparação com o segundo trimestre, Lula disse que o resultado foi ruim: "Eu gostaria que tivesse um monte por cento, mas não cresceu". E perguntou aos presentes qual país "resistiria em função da crise política que o Brasil está vivendo".

No discurso, Lula disse ainda que seu governo está otimista com relação ao crescimento do pais e que vai continuar fazendo muito pelo povo brasileiro. Destacou, no entanto, que todas as ações serão feitas de acordo com as possibilidades: "Senão, vou ter uma distensão e vou ficar fora de campo por muito tempo".