Lula destaca em Curitiba participação da sociedade no processo de construção do país

30/11/2005 - 22h04

Brasília, 30/11/2005 (Agência Brasil - ABr) - Ao participar há pouco, em Curitiba (PR), da cerimônia de encerramento do Fórum Futuro 10 Paraná, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva destacou que "nunca, em toda a história do país, diversos setores da sociedade participaram tanto do processo de construção do Brasil". Segundo Lula, as bases de participação da sociedade estão consolidadas, pois o atual governo reconhece a importância dessa questão para o desenvolvimento do país.

A afirmação foi feita após o presidente ter sido cobrado, por participantes do encontro, por maior diálogo com os setores da sociedade. Lula citou como exemplo o espaco que seu governo deu à sociedade para discutir as questões do pais no Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social e no Fórum Nacional do Trabalho, em que trabalhadores, empresários e governo aprovaram propostas, a serem votadas ainda no Congresso Nacional, de mudanças na estrutura sindical brasileira.

"Com essas medidas, nós estamos querendo passar para a sociedade brasileira que um mandato de um presidente da República, de um governador, de um prefeito é muito passageiro, e que o que vai ficar de sólido, ao terminar o mandato, é a relação que o Estado estabeleceu com a sociedade".

Antes de discursar, Lula recebeu de representantes do fórum um relatório com ações prioritárias para promover o desenvolvimento no estado do Paraná nos próximos anos. Ele elogiou o empenho dos participantes do encontro e disse que ações como essa ajudam na busca de soluções para os problemas do povo. "Toda vez que colocamos o povo para participar, nós erramos menos do que quando contratamos uma consultoria para elaborar a solução definitiva para os problemas da humanidade", disse.

O Fórum Futuro 10 Paraná reuniu desde julho cerca de 5 mil empresários, trabalhadores, políticos, religiosos, acadêmicos e representantes de organizações não-governamentais, que debateram a formulação de propostas para o desenvolvimento socioeconômico do estado.