José Dirceu é cassado pela Câmara dos Deputados

01/12/2005 - 0h06

Marcos Chagas
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O deputado federal José Dirceu (PT-SP) teve o seu mandato cassado pela Câmara dos Deputados. Às 0h01 a votação dos parlamentares chegou a 257 votos favoráveis à cassação do petista. Esse era o quórum mínimo para a aprovação pelo plenário do relatório do deputado Júlio Delgado (PSB-MG) apresentado ao Conselho de Ética. No momento da decisão, 179 deputados haviam votado contra a cassação. Com a decisão, Dirceu não pode se candidatar a cargos políticos pelos próximos dez anos.

Presidente do Partido dos Trabalhadores por oito anos e deputado federal por três mandatos, Dirceu foi o coordenador da campanha vitoriosa de Luiz Inácio Lula da Silva à presidência. No governo, ocupou por 30 meses o cargo de ministro-chefe da Casa Civil.

Em agosto, o Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) entrou com processo pedindo sua cassação por quebra de decoro parlamentar. O PTB o acusava de, quando no governo, comandar uma operação de compra de votos no Congresso Nacional em troca de apoio a projetos do governo federal. Dirceu nega ter existido o esquema, chamado de "mensalão".