Prazo de adesão ao ProUni é prorrogado até o dia 9

01/12/2005 - 22h49

Brasília - O prazo para as instituições de ensino superior aderirem ao Programa Universidade para Todos (ProUni), que terminaria amanhã (2), foi prorrogado até o dia 9. Segundo a assessoria do Ministério da Educação, o início das inscrições dos alunos, que estava previsto para a segunda-feira (5), também foi prorrogado: irá do próximo dia 12 ao dia 2 de janeiro de 2006.

O Ministério da Educação informa que a mudança ocorreu devido à decisão de ratificar os termos de adesão para oferecimento de bolsas para 2006 apenas depois de finalizar o processo de atualização de dados e prestação de contas, que vem sendo realizado pelas instituições que já participam do programa. Conforme o coordenador do ProUni, Celso Carneiro Ribeiro, o ministério procura, desta forma, assegurar que o benefício social do programa seja compatível com as isenções fiscais estabelecidas.

O resultado do processo de seleção será divulgado no dia 6 de janeiro. As inscrições deverão ser feitas pela internet, na página eletrônica do programa. Para participar, os alunos devem ter renda familiar per capita de até três salários mínimos e ter cursado o ensino médio em escola pública, ou em escola privada com bolsa integral. Todas as instituições participantes devem oferecer acesso gratuito à internet para os estudantes que desejarem se inscrever.

O ProUni oferece bolsas de estudo integrais e de 50% em instituições particulares de todo o país. Ao todo, 1.142 instituições participaram do programa em 2005, disponibilizando 112 mil bolsas.

Com informações do Ministério da Educação