Prevenção da gripe aviária nas Américas é tema de conferência no Itamaraty

30/11/2005 - 7h00

Brasília - Com o objetivo de debater propostas para a elaboração de um plano multissetorial de vigilância e prevenção da influenza aviária (gripe do frango) nas Américas começa hoje, no Palácio Itamaraty, uma conferência hemisférica que vai reunir representantes de todo o continente. Os trabalhos serão abertos às 9 horas, com uma palestra do secretário-executivo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Luís Carlos Guedes Pinto. Ele vai falar sobre a doença e os possíveis impactos sanitários, produtivos, econômicos e sociais para os países americanos.

A conferência vai até sexta-feira (2) e conta com especialistas da Organização Internacional de Epizootias (OIE), do Fundo das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) e do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA). Também participam dos debates representantes dos serviços veterinários dos países sul-americanos, dos produtores de aves e de instituições de docência e investigação científica.

Dividida em quatro áreas temáticas – Cenário Produtivo da Avicultura, Características Virológicas e Epidemiológicas da Influenza Aviária, Aspectos da Pandemia de Influenza Humana e Ações de Vigilância e Controle da Influenza Aviária – o encontro é promovido pelo Mapa, em parceria com a Organização Pan-americana da Saúde (OPAS/OMS), Centro Pan-americano de Febre Aftosa (Panaftosa) e União Brasileira de Avicultura (UBA).