Plenário da Câmara deve votar hoje pedido de cassação de Dirceu

30/11/2005 - 5h02

Brasília - O plenário da Câmara dos Deputados vota hoje à noite, em sessão extraordinária, a representação do Conselho de Ética que recomenda a cassação do deputado José Dirceu (PT-SP) por quebra de decoro parlamentar. A votação é secreta e por meio de cédulas. Caso o pedido seja aceito por 257 dos 513 deputados, Dirceu perderá os direitos políticos por oito anos.

Prevista para as 19 horas, a sessão depende do resultado da votação no Supremo Tribunal Federal (STF) do mandado de segurança impetrado pelos advogados de José Dirceu. Na ação, eles alegam, entre outras questões, que o parlamentar teve o direito de defesa cerceado pelo Conselho de Ética.

O julgamento do mandado de segurança ocorreu na semana passada e terminou empatado em cinco a cinco. O ministro do STF Sepúlveda Pertence, que não compareceu à sessão por motivos de doença, deve dar hoje (30) o seu voto sobre o assunto. Se for desfavorável ao pedido dos advogados, a Câmara dará então continuidade ao processo que definirá o destino político de José Dirceu. O relator do processo de cassação do ex-ministro da Casa Civil é o deputado Júlio Delgado (PSB-MG).