Tropas da Força de Paz da ONU entraram em confronto no Haiti

27/11/2005 - 14h32

Marcos Chagas
Repórter da Agência Brasil

Brasília - As tropas da Força de Paz das Nações Unidas no Haiti entraram em confronto com haitianos neste sábado (26) no bairro de Cité Soleil, um dos mais pobres de Porto Príncipe. O intenso tiroteio envolveu soldados jordanianos que participam da Força de Paz e haitianos residentes no bairro da periferia da capital. Segundo o comandante da Força de Paz no Haiti, general Urano Teixeira da Mata Bacelar, nenhum soldado ficou ferido. Ele não confirmou a morte de haitianos no confronto que durou quatro horas, de 14 às 18 horas.

O bairro de Cité Soleil fica no extremo norte de Porto Príncipe. O general Bacelar informou que a área é monitorada pelo batalhão da Jordânia, composto por 750 soldados. Os militares brasileiros não participaram do confronto apesar do batalhão do Exército do Brasil estar nas proximidades. O comandante da Força de Paz no Haiti disse, ainda, que as Nações Unidas "vêm fazendo um trabalho cuidadoso" neste bairro justamente para tentar preservar a população.

Ele ressaltou que os soldados jordanianos "têm sido atacados com muita violência por bandidos do bairro". O general Bacelar acrescentou que estas pessoas, "que vivem de sequestros, assaltos e roubos de carros", têm se mostrado "insensíveis" às tentativas de negociação feitas pelos militares da Força de Paz da ONU. Acrescentou que, até às 15h30 (horário de Brasília) deste domingo (27), a situação era calma em Cité Soleil.