Nielmar de Oliveira
Repórter da Agência Brasil
Rio - A indústria naval fluminense entregou neste fim de semana mais dois navios construídos em estaleiros do estado. As duas embarcações são do tipo PSV (Platform Supply Vessel), de apoio offshore (no mar). Elas foram construídas pelo estaleiro Brasfels, localizado em Angra dos Reis, no litoral sul do estado - a partir de encomenda do grupo dinamarquês Maersk - e serão utilizadas em apoio às plataformas de petróleo instaladas na Bacia de Campos, no norte fluminense.
Segundo informações da Secretaria Estadual de Energia, Industria Naval e Petróleo, a construção das duas embarcações gerou 500 empregos diretos no estaleiro e custou US$ 60 milhões. O secretário de Energia, Wagner Victer, disse que os trabalhos estão sendo considerados por especialistas do setor como "uma prova de que a indústria naval fluminense está apta a realizar construções sofisticadas com tecnologia de ponta, praticando, ao mesmo tempo, preços competitivos em relação ao mercado internacional.
Victer ressaltou o fato de que as duas embarcações, por já possuírem casco duplo, nos padrões exigidos para a exploração de petróleo no Mar do Norte, e por terem um porte muito maior do que os PSV’s convencionais, estão aptas a prestar serviços para o mercado internacional.