Lupi Martins
Repórter da Agência Brasil
Porto Alegre - Começa amanhã (28) em Porto Alegre a III Semana da Consciência Negra do Grupo Hospitalar Conceição (GHC), do Ministério da Saúde. Às 9 horas, será inaugurada a Praça João Felisberto Cândido, no pátio do hospital, uma homenagem ao líder da Revolta da Chibata, insurreição dos marinheiros do encouraçado Minas Gerais, que ocorreu em 1910 nas proximidades do Rio de Janeiro. Na solenidade estará presente o filho de João Cândido, Adalberto do Nascimento Cândido.
Em seguida, será aberto o seminário Saúde da População Negra- Uma Questão de Eqüidade no SUS, no auditório do Sindicato dos Metalúrgicos de Porto Alegre. Durante três dias, haverá debates e reflexões sobre as políticas públicas de saúde destinadas à população negra, como acesso ao tratamento da anemia falciforme, por exemplo. Também serão divulgadas experiências brasileiras de organização da rede de atendimento e abordadas questões relativas à pesquisa específica sobre a saúde dessa população.
O encontro terá a presença das representantes da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Maria Inês Barbosa, e da Secretaria de Gestão Participativa, Ana Maria Costa, ambas do Ministério da Saúde.