Programa Escolas-Irmãs reduz distância entre crianças ricas e pobres, diz Lula

18/11/2005 - 14h28

Carolina Pimentel
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou hoje que o Programa Escolas-Irmãs, um ramo do Fome Zero, diminui a distância entre crianças pobres e ricas do país. Lula entregou hoje (18) certificado às escolas parceiras do programa.

Segundo o presidente, para uma criança de classe média, sem problemas financeiros, de educação ou de alimentação, ter acesso a uma escola de crianças mais necessitadas teria, possivelmente, a mesma importância de um intercâmbio internacional. "E, ao mesmo tempo, com a visita de uma criança de uma escola mais pobre a uma escola de gente mais rica, a gente estaria possivelmente dando contribuição para acabar com os preconceitos, as distâncias", acrescentou.

Criado em 2003, o programa Escolas-Irmãs visa o intercâmbio de estudantes de escolas de regiões diferentes do país e de realidades sociais variadas. A idéia é promover a troca de material didático, receitas de merendas típicas, músicas e brincadeiras. Com esse intercâmbio, o governo pretende estimular a leitura, melhorar a merenda escolar e valorizar a cidadania e a auto-estima dos estudantes.

Hoje, 28 parcerias entre escolas funcionam pelo programa, beneficiando cerca de 50 mil alunos. O programa é coordenado pela Assessoria Especial de Mobilização Social da Presidência da República.