Ministro abrirá amanhã em Belo Horizonte o Dia D contra a Dengue

18/11/2005 - 19h44

Brasília - O ministro da Saúde, Saraiva Felipe, abrirá amanhã (19) em Belo Horizonte o Dia D Contra a Dengue, com o lema Faça a sua parte para um Brasil sem dengue. O objetivo é mobilizar a sociedade brasileira na luta contra o mosquito transmissor da doença, o aedes aegypti, a fim de evitar uma epidemia semelhante à de 2002, quando houve quase 800 mil casos em todo o país. Até o mês de agosto, o número de casos foi reduzido a 158.800.

A campanha educativa e de mobilização começou no dia 1º, veiculada na televisão, em rádios e jornais do país, afirmando que "para combater a dengue, você e a água não podem ficar parados". A segunda etapa está prevista para começar em janeiro de 2006.

Segundo o ministro Saraiva Felipe, uma das preocupações do Ministério é tentar se antecipar aos problemas que possam surgir, "por mais improváveis ou ainda que tenhamos chances de que eles não ocorram". Ele lembra que a dengue causa apreensão, sobretudo porque em todas as regiões do país a temperatura está bastante elevada e, com a chegada das chuvas, estará montado o cenário ideal para a proliferação do mosquito transmissor.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que cerca de 80 milhões de pessoas se infectem anualmente em 100 países de todos os continentes, com exceção da Europa. Dessas pessoas, cerca de 550 mil necessitam de hospitalização e pelo menos 20 mil morrem em decorrência da doença. No Brasil, até o momento, foram confirmados 247 casos de febre hemorrágica da dengue, com a ocorrência de 25 mortes.

Com informações do Ministério da Saúde