Encontro em Brasília discute programas de inclusão social para quilombolas

18/11/2005 - 6h51

Brasília - Políticas públicas específicas para quilombos e o aprofundamento do conhecimento sobre desenvolvimento sustentável serão discutidos hoje (18), em Brasília, no 1º Seminário Nacional de Desenvolvimento Local e Inclusão Social em Território Quilombolas. Participarão do encontro 127 representantes de comunidades de 25 estados, além de técnicos dos ministérios do Trabalho e Emprego e do Desenvolvimento Social e Combate à Fome.

O seminário será aberto oficialmente às 9 horas pela ministra Matilde Ribeiro, da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial. Na ocasião, ela assinará convênio com a Caixa Econômica Federal para promover a inclusão social de comunidades quilombolas de todo o país. Pela Caixa, assina o acordo o vice-presidente de Transferência de Benefícios, Carlos Borges.

O encontro foi planejado a partir da constatação de que lideranças de comunidades, já beneficiárias de políticas do governo, ainda desconhecem alguns programas, projetos e oportunidades oferecidas pelos vários órgãos que mantêm ações dirigidas ao desenvolvimento local.