No Rio, Luz para Todos chega a comunidades rurais de Cachoeiras de Macacu

02/09/2005 - 15h33

Norma Nery
Repórter da Agência Brasil

Rio – O programa Luz para Todos inaugurou hoje (2) obras de eletrificação em Cachoeiras de Macacu, na região da Baixada Litorânea, beneficiando mil pessoas de 250 domicílios do Assentamento Serra Queimada e da Comunidade Rural do Ipiranga. As localidades de pequenos produtores rurais ganharam também equipamentos coletivos para gerar mais renda, como uma estufa de mudas para a implantação do projeto Sementes do Amanhã e a reativação de dois tanques de psicultura, além de ações integradas com a prefeitura local que vai colocar, computadores nas escolas e geladeiras em postos de saúde.

O coordenador estadual do Programa Luz Para Todos, do Ministério de Minas e Energia, Luis Carlos Oliveira, disse que a eletrificação possibilita que as lavouras sejam irrigadas, trazendo grande desenvolvimento para a região, e possibilitando a incorporação de valor agregado aos produtos. Segundo ele, foram investidos mais de R$ 600 mil na região que tinha a estimativa inicial menor de ligações, em torno de 158 domicílios.

O programa " Luz para Todos, lançado pelo presidente Luis Inácio Lula da Silva, tem como objetivo atender , até 2008, 12 milhões de famílias que não têm energia elétrica, efetuando 2 milhões de ligações. Com nove meses de atuação, o programa concluiu 250 mil ligações e beneficiou 1,3 milhão de pessoas do meio rural. A ação coordenada pelo Ministério de Minas e Energia e pela Eletrobrás é desenvolvida em parceria com os governos estaduais, concessionárias de energia elétrica e cooperativas de eletrificação rural e já permitiu a criação de 53 mil empregos e a instalação de 672.715 novos postes.