Douglas Corrêa
Repórter da Agência Brasil
Rio – A Secretaria de Saúde do Rio de Janeiro divulgou os dados parciais da segunda etapa da campanha de vacinação, realizada neste sábado. Foram imunizadas em todo o estado 817.112 crianças menores de cinco anos, que receberam a segunda dose da vacina Sabin contra a paralisia infantil. O número equivale a 64,91% do público alvo. Faltam ainda os dados de 19 municípios fluminenses com postos de vacinação nas áreas rurais. A meta da campanha no estado do Rio é imunizar 1.258.919 menores de cinco anos.
Além da Sabin, foram oferecidas mais quatro vacinas que estarão disponíveis nos centros municipais de saúde. São elas: tríplice viral contra o sarampo, rubéola e caxumba; tríplice bacteriana contra difteria, tétano e coqueluche; contra a hepatite B e a tetravalente que imuniza contra a difteria, tétano, coqueluche e haemophilus influenzae B – bactéria que provoca um tipo de meningite diferente da meningocócica.
Quem não conseguiu vacinar seus filhos hoje pode procurar, a partir de segunda-feira (22) os postos de saúde espalhados pelos 92 municípios fluminenses para receber a vacina contra a poliomielite.
A aplicação da vacina Sabin continua sendo necessária para evitar a reintrodução da paralisia infantil no Brasil, pois a doença ainda está presente em alguns países da África. O último caso da doença no país ocorreu no município de Souza, na Paraíba, em 1989. No Estado do Rio, foi em 1987, no bairro de Santa Cruz, na zona oeste do município do Rio.