Avaliação nutricional de crianças do semi-árido é lançada em Caucaia, no Ceará

20/08/2005 - 17h46

Olga Bardawil
Repórter da Agência Brasil

Caucaia (Ceará) - O município de Caucaia, na região metropolitana de Fortaleza, foi um dos 30 municípios cearenses a serem avaliados pelo projeto Chamada Nutricional do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, que levantará dados sobre as condições de nutrição das crianças na faixa de 0 a 5 anos do semi-árido brasileiro.

Presente num posto de saúde da cidade, o secretário de Avaliação e Gestão do Ministério do Desenvolvimento Social, Rômulo Paes, disse que esse trabalho vai ser feito em 307 municípios, principalmente nos postos de saúde onde as crianças estão levadas para a vacinação contra a paralisia infantil. As crianças serão escolhidas por amostragem nas filas da vacinação.

"Dependendo do número de crianças a serem vacinadas, nós vamos escolhendo na fila uma a cada cinco crianças, ou em cada dez. Depois que a criança for vacinada ela vai ser levada para outra sala onde nós faremos o procedimento de peso e altura como uma equipe específica e a pessoa responsável pela criança responderá a um formulário com questões referentes a programas dos quais a família é beneficiária", explicou.

Segundo o secretário, o MDS espera levantar os dados de 23 mil crianças que vão ser avaliados ao longo de dois meses para saber qual é a situação nutricional de cada uma delas e também a relação dessa situação nutricional com os programas sociais do governo.

Rômulo Paes disse ainda que o mesmo levantamento será feito nos próximos meses entre as populações indígenas e quilombolas para se chegar a um painel da situação das populações mais vulneráveis à insegurança alimentar e aferir o impacto dos programas sociais.