Ministro das Cidades anuncia desapropriação de 18 imóveis e três terrenos da União

15/08/2005 - 21h53

Brasília, 15/8/2005 (Agência Brasil - ABr) - O ministro das Cidades, Márcio Fortes, informou que 18 imóveis e três terrenos da União serão desapropriados para atender parte das reivindicações da Marcha Nacional da Reforma Urbana e pelo Direito à Cidade. Com a medida, 3.467 famílias de São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal e Vitória serão beneficiadas. Do total de áreas desapropriadas, parte será financiada pelo Programa Crédito Solidário, que oferece financiamento habitacional sem juros e pagamento em até 240 meses.

O anúncio foi feito após audiência, no Palácio do Planalto, de integrantes da Marcha com o presidente Lula e o ministro das Cidades. Com uma pauta de 22 itens, os representantes dos movimentos sociais cobram melhores condições de vida nas cidades, o que inclui aumento da oferta de moradia, acesso a saneamento básico, transporte urbano eficiente e barato, e acesso ao trabalho e ao lazer.

A marcha é organizada por quatro entidades nacionais: Confederação Nacional de Associações de Moradores (Conam), Movimento Nacional de Luta pela Moradia (MNLM), União Nacional por Moradia Popular (UNMP) e Central de Movimentos Populares (CMP).