Amorim destaca apoio brasileiro a processo democrático na Bolívia

15/08/2005 - 22h45

Nelson Motta
Enviado especial

La Paz - O ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, definiu os encontros que manteve hoje com dois candidatos às eleições gerais na Bolívia, marcadas para 4 de dezembro, como um apoio brasileiro ao processo democrático no pais vizinho. Amorim se reuniu, na residência oficial do embaixador brasileiro, Antonino Gonçalves, com o deputado Evo Morales, do Movimento ao Socialismo (MAS), e com Jorge "Tuto" Quiroga, do Partido Aliança Século 21.

"São dois homens competentes, cada um com suas idéias. Eu acho que democracia é isso, cada um defende suas idéias, batalha por elas e através das eleições vê quem o povo prefere", ressaltou Amorim. Segundo o chanceler brasileiro, os dois candidatos entenderam "muito bem" o sentido da presença dele em La Paz.

Em seu último compromisso na capital boliviana, o ministro Celso Amorim falou a empresários na Câmara Nacional de Comércio Boliviano-Brasileira, onde destacou o crescimento do comércio bilateral: as exportações da Bolívia para o Brasil chegaram a US$ 750 milhões e as do Brasil para a Bolívia, a US$ 550 milhões.