Grevistas protestam em frente a prédio do Ministério da Fazenda no Rio

15/08/2005 - 14h30

Cristiane Ribeiro
Repórter da Agência Brasil

Rio – Em greve desde o último dia 18 de julho, os técnicos da Receita Federal fizeram hoje (15) uma manifestação irreverente na capital fluminense. Os funcionários em greve ocuparam as escadarias do prédio do Ministério da Fazenda, no centro da cidade, e usando fantasias e coletes pretos com os dizeres "chega de faz de conta, exigimos uma carreira de verdade" improvisaram um baile de carnaval animado por uma bandinha e depois por um trio elétrico.

Eles colocaram nas escadarias uma grande mala preta com cédulas de dinheiro saindo pelos lados, em uma alusão às denúncias de corrupção na política.

A greve tem deixado mais lenta a liberação de mercadorias nos portos e aeroportos e causa atraso aos passageiros nos setores de embarque e desembarque dos aeroportos. O diretor do Sindicato dos Técnicos da Receita Federal (Sindireceita), Roberto Carlos dos Santos, disse que o atendimento ao contribuinte nas agências da Receita também foi atingido pela paralisação. "Não estão sendo feitos serviços como emissão de certidão negativa de débitos e parcelamento de dívidas. A emissão de CPFs também está prejudicada, embora nossa intenção não seja a de causar transtornos à população", acrescentou Roberto Carlos.

O técnico em contabilidade, Jaguari Gregório, esteve na Central de Atendimento ao Contribuinte, no centro da cidade, e pôde constatar os efeitos da greve. "Cheguei cedo para pegar senha para o parcelamento de uma dívida e tive a informação que só a partir do dia 20 de agosto. Isso atrapalha o meu trabalho, porque o cliente da empresa para a qual presto serviços pode perder o prazo para negociar a dívida e depois ele pode ser protestado na justiça", desabafou.

Os técnicos da Receita entraram em greve por não concordarem com o processo de fusão da Receita Federal com a Receita Previdenciária, que resultou na criação da Receita Federal do Brasil, a Super Receita. Eles prometem levar o movimento até o próximo dia 22.