Celso Amorim se reúne com dois candidatos à presidência da Bolívia

15/08/2005 - 18h40

Nelson Motta
Enviado da Agência Brasil

La Paz – Em seu último compromisso em La Paz, o ministro das Relações Exteriores Celso Amorim se reúne com candidatos que vão disputar as eleições gerais na Bolívia marcada para 4 de dezembro de 2005. O chanceler brasileiro já esteve hoje (15), com o presidente transitório da Bolívia, Eduardo Rodriguez, agora terá encontros com os candidatos, Evo Morales, líder indigena e Jorge "Tutu" Quiroga do Partido Ação Democrática Nacionalista.

O embaixador do Brasil na Bolívia, Antonino Mena Gonçalves, disse que sugeriu ao ministro Celso Amorim, que se encontrasse com os candidatos porque achou interessante que o chanceler brasileiro, tivesse contato com as principais lideranças do país. "Esses dois são muito representativos. O deputado Evo Morales, que está a esquerda do campo político e o ex-presidente da República Jorge Quiroga, que está numa posição do centro para a direita", informou.

"Os dois contatos darão ao ministro Celso Amorim, uma medida bastante ampla das duas tendências majoritárias desse país", ressaltou o embaixador brasileiro na Bolívia, Antonino Gonçalves.

Evo Morales é líder indígena da etnia Aymará. É uma das principais vozes do partido Movimento ao Socialismo (MAS), pelo qual foi deputado em 97.

Jorge "Tutu" Quiroga faz parte da Alianca para o Século 21 Foi vice-presidente durante a gestão de Hugo Banzer a partir de 97. Banzer foi ditador militar na Bolívia, mas se reelegeu presidente pelo voto direto. No ano de 2001, Quiroga assumiu a presidência, quando Banzer por motivo de saúde ficou afastado do cargo.