Celso Amorim faz visita de trabalho à Bolívia e ao Equador nesta semana

15/08/2005 - 7h33

Nelson Motta
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, faz hoje (15) visita de trabalho à Bolívia, a convite do chanceler daquele país, Armando Loaiza Mariaca. Amorim participa de reunião com membros da Câmara Nacional de Comércio Boliviano-Brasileira e será recebido pelo presidente Eduardo Rodríguez Veltzé.

O chanceler brasileiro discutirá com o governo boliviano temas do relacionamento bilateral como projetos de infra-estrutura, investimentos, comércio e cooperação. Eles também vão conversar sobre a próxima Cúpula Presidencial da Comunidade Sul-Americana de Nações e assuntos relacionados à integração regional. A previsão é de que durante sua permanência em La Paz, Celso Amorim assine um acordo sobre Regularização Migratória, entre os dois países.

Amanhã (16), Amorim viaja para o Equador, a convite do chanceler Parra Gil. Ele será recebido pelo presidente Alfredo Palacio e manterá encontros com a ministra da Economia e Finanças, Magdalena Barreiro, e com o ministro do Comércio Exterior, Oswaldo Molestina.

Além da reestruturação e fortalecimento institucional do Equador, o chanceler brasileiro e os representantes do governo discutem temas da agenda bilateral, como cooperação, e temas comerciais, investimentos e projetos de infra-estrutura. Também estão na pauta temas relativos à integração regional, como a Comunidade Sul-Americana de Nações.

A previsão é de que Celso Amorim fique em Quito até a quarta-feira. Ele toma café da manhã com jornalistas e depois se encontra com os quatro membros do Comitê de Qualificação de Magistrados para a Corte Suprema de Justiça e com o presidente equatoriano, Alfredo Palácio. Por volta das 12 horas, o chanceler deve deixar a capital do Equador, com chegada em Brasília prevista para 21h30.