Ricardo Izar quer encaminhamentos diretos da CPI dos Correios para o Conselho de Ética

10/08/2005 - 21h59

Iolando Lourenço
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O presidente do Conselho de Ética e Decoro da Câmara dos Deputados, deputado Ricardo Izar, informou que amanhã vai se reunir com o presidente da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito dos Correios, senador Delcídio Amaral (PT-MS), quando vai pedir que se a CPI detectar algum problema contra deputados que ela encaminhe diretamente as denúncias ao Conselho de Ética para a abertura de processos.

Segundo ele, o conselho poderá abrir um único processo contra vários deputados se as denúncias se referirem ao mesmo fato. "Quando o fato é o mesmo nós podemos fazer um processo só, com um relator e diversos sub-relatores", disse Izar.

O presidente do Conselho também informou que nos casos em que não houver admissibilidade nas representações contra parlamentares, o conselho poderá juntar todas as representações em um único processo e submetê-lo à apreciação preliminar de uma comissão de deputados e depois o conselho poderá determinar o arquivamento das representações. "Não havendo fato que justifique a representação, não tem razão prosseguir com as investigações. Não vamos banalizar o Conselho de Ética", alertou Izar.