Vencedores do Prêmio Mercosul de Ciência e Tecnologia 2004 participam de cerimônia em Brasília

10/08/2005 - 6h12

Brasília - Vencedores do Mercosul de Ciência e Tecnologia 2004 recebem prêmio hoje (10) em Brasília, em cerimônia às 11h, no auditório do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT). Participam da solenidade o ministro Sergio Rezende e o representante no Brasil da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), Jorge Werthein.

Promovido pelo ministério em parceria com a Unesco, o Prêmio Mercosul de Ciência e Tecnologia, teve a energia como tema proposto no ano passado, nas duas categorias na qual é dividido.

No nível Jovem Pesquisador (destinado a pesquisadores com até 35 anos), venceu o trabalho Contribuições do Laboratório de Materiais e Combustíveis da Universidade de Brasília no desenvolvimento de processos para obtenção de combustíveis alternativos a partir de óleos vegetais, de autoria de Paulo Anselmo Ziani Suarez.

Na categoria Integração (para equipes de pesquisadores, sem limite de idade), foi premiada uma equipe de brasileiros e argentinos pelo desenvolvimento do trabalho Células de combustível de óxido sólido para geração de energia elétrica operáveis em mesclas metano-ar.