Renan e Severino definem terças e quartas-feiras como os dias "prioritários" para as votações

10/08/2005 - 20h29

Iolando Lourenço
Repórter da Agência Brasil

Brasília – Os presidentes do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), e da Câmara, Severino Cavalcanti (PP-PE), decidiram, ao lado de alguns líderes partidários, dar "prioridade" para as votações de matérias pela Câmara e pelo Senado as terças e quartas-feiras.

Durante a reunião, eles rejeitaram proposta que pretendia limitar o funcionamento das Comissões Parlamentares de Inquérito (CPIs) até às 16 horas nos dias de votações nos plenários das duas casas legislativas. Com isso, mesmo priorizando as votações, as CPIs poderão funcionar simultaneamente nos horários de votações.

Calheiros e Cavalcanti reafirmaram que o Congresso vai prosseguir nas investigações para apurar responsabilidades, punir os responsáveis e dar uma satisfação à sociedade.

"A sociedade vai cobrar resultados e relatórios, mesmo que parciais, que apontam no rumo de uma conclusão", afirmou Renan Calheiros. Os dois presidentes disseram que vão fazer uma agenda conjunta da Câmara e do Senado para que uma matéria, que for aprovada pela Câmara, seja rapidamente encaminhada e analisada pelo Senado, e vice-versa, para que o Congresso agilize os trabalhos legislativos, paralelamente aos trabalhos das CPIs.